3.4.11

Um exemplo italiano que combinaria com a Rua da Constituição

Vista aérea da rua, no centro de Cerea:
bancos e gramados
Há algumas semanas, o meu irmão Felipe (arquiteto, urbanista e futuro designer!, que também escreve o Disegno à Milanesa) enviou-me o site do Zucchi Architetti, um escritório de arquitetura italiano comandado por Cino Zucchi, profissional de Milão com passagens pelo MIT e Politecnico di Milano.

Na parte nomeada de "Spazi Aperti e Paesaggio" (Espaços abertos e da paisagem) no site, Felipe mostrou-me um dos diversos projetos vencedores do Zucchi Architetti, mais especificamente o "Nuovi spazi pedonali", que acabou sendo implementado em 1997 em uma comunidade da Verona, na Itália.

No caso, uma determinada rua do centro histórico de Cerea foi recuperada através de um novo projeto paisagístico, tornando-a um espaço mais voltado para pedestres do que para automóveis. As calçadas transformaram-se em verdadeiras praças cuidadosamente pavimentadas, incluindo a implementação de bancos de madeira com design bastante original. Não posso esquecer de mencionar a adoção privilegiada de pequenas árvores instaladas ao longo da rua.

À noite, e o piso que circunda
as árvores
Ao pôr os olhos nesse trabalho veio-me logo à cabeça exemplos parecidos aqui no Rio. Ou melhor, lugares parecidos e que poderiam receber essa mesma remodelagem. Atualmente, a Praça Tiradentes anda vivendo um período de revitalização, obras em todo o seu entorno, uma nova casa noturna (o Espaço Acústica), além de nova iluminação e a recuperação de diversos imóveis ao redor. A Rua da Constituição, uma das ruas que margeia a praça, se encaixaria perfeitamente em um projeto como esse de Verona. Acredito muito na recuperação de um determinado lugar quando este é primeiramente recuperado visualmente. E acredito, também, no potencial da Praça Tiradentes - afinal, base é o que menos lhe falta: dois teatros badalados, o Centro Cultural Hélio Oiticica e dezenas de imóveis históricos lindíssimos. Só precisando daquele empurrãozinho dos órgãos competentes... 

 Panorama da Rua da Constituição, no Centro do Rio. O grande entrave de se implementar um projeto parecido como o do Zucchi Architetti ali é a grande quantidade de população de rua. Os bancos seriam ou não usados como cama? Provavelmente sim. De todas as formas, compare as duas imagens e veja que sim, seria agradável uma remodelação paisagística por ali. 

* Fotos originais do site http://www.zucchiarchitetti.com

Um comentário:

Olívia disse...

Mande esse projeto para eles verem, talvez agora com a grana do investimento da Copa e Olimpíadas eles podem pensar nesse tipo de coisa... :)