7.3.11

Perdão pelo intrometimento, mas "Marechal" tem história...

Amplie a figura para uma melhor resolução

Primeiro de tudo, gostaria de pedir desculpas aos moradores da casa na foto acima. Ela fica na Avenida General Osvaldo Cordeiro de Farias esquina com Rua Brigadeiro Delamare, em Marechal Hermes, e é uma das casas originais projetadas exclusivamente para o bairro. Inclusive ela ainda conserva uma pequena placa escrito "Instituto da Previdência", o que comprova o seu caráter histórico e de extrema importância para a constituição do bairro. 

Foi com base nesses argumentos que eu resolvi "photoshopeá-la" no intuito de recuperar a sua fachada. Como vocês podem ver na foto real, o imóvel está muito mal conservado e descaracterizado. Na minha sugestão de recuperação da casa, devolvi as janelas originais para o segundo pavimento, repintei a fachada é claro e a reforma do telhado. Já no canteiro central da avenida, as pistas da borda, que margeiam a ciclovia, removi os fradinhos multicoloridos substituindo-os por vasos de plantas. A tal planta (mais conhecida como Dracaena Fragrans) talvez nem seja a mais apropriada para estar em um ambiente público como a rua... massss... ficção é ficção, então eu resolvi colocá-la por achá-la bonita – e também porque eu já dispunha da figura! 

Bom carnaval!!

2 comentários:

Diogo disse...

Belo texto, parabéns!
Não conheço Marechal Hermes, mas depois desse texto assim que tiver a oportunidade vou dar uma olhada lá. E claro que vou de trem, porque essa estação é realmente muito charmosa. Adorei, continue escrevendo!

Lost Memories Place disse...

eu to nesse bairro com frequencia, pois meu noivo mora ai. mas o bairro tem uma historia legal, afinal foi um bairro operario projetado pelo entao presidente Marechal Hermes da Fonseca (ssim como outros, mts nem sairam do papel. recomendo ler o livro 150 anos do suburbio carioca). mtas casas estao completamente descaracterizadas, uma pena sabe pois amo esse estilo arquitetonico. tem um teatro projetado pelo grande arquiteto Reidy (ja fui la, acho que em comparacao aos teatros de agora ele tem mtas deficiencias). sim ~e um bairro bem legal de se conhecer