6.8.10

O Rio de Janeiro no México

O título do post de hoje soa estranho, mas vou explicar o porquê. Desde o final de julho, vim passar parte das férias na Cidade do México. Como todo turista, faço longas caminhadas diariamente, explorando bairros, ruas, praças, lojas... Num destes dias, andando pela simpática Colonia Roma Norte -- sim, os bairros na Cidade do México são chamados de colonias; barrio, em espanhol mexicano, na verdade, significa favela! -- deparo-me com uma praça espetacular, muito imponente. Para a minha surpresa, leio a placa: Plaza Río de Janeiro. Legal, não? Como a praça é muito bonita, resolvi compartilhar as fotos que eu tirei dela aqui no blog. Acredito que os cariocas e os simpatizantes com o Rio ficarão orgulhosos!



A PLAZA RIO de Janeiro fica na colonia Roma Norte, próximo ao Centro da Cidade do México


NO CENTRO DA PRAÇA, um chafariz com a estátua de Davi.


Primeiramente, a Colonia Roma -- por sua extensão, ela é dividida em Roma Norte e Roma Sur -- foi, nos áureos tempos, um dos bairros da elite que habitava a Cidade do México. Porfirio Diaz, o presidente, foi um dos que apoiaram a ocupação do bairro, principalmente da sua arquitetura, chamada de porfiriana. Após o terrível terremoto que assolou a capital mexicana em 1985, a região que compreende as colonias La Condesa e Roma, então nobres, começaram a decair. Algumas construções foram abaladas pelo efeito do terremoto, outras desmoronaram e os espaços vazios, logo então, começaram a ser reconstruídos para abrigar as famílias desabrigadas. Acabou-se a nobreza da área.



DÁ UMA OLHADAnos edifícios e casas da Plaza Rio de Janeiro - são bem charmosos...


No entanto, a Colonia Roma vem ressurgindo ao topo das áreas mais caras da Cidade do México. O que serviu de motivo, na década de 80, para que o bairro decaísse, foi o mesmo para que ele resgatasse o seu prestígio nos últimos anos. A Roma, então, virou o lugar preferido para artistas plásticos, jovens empresários, intelectuais... enfim, uma galera descolada tem resgatado o valor arquitetônico do bairro com ateliês, livrarias, cafés, bares, albergues. E, posso dizer, como agora conhecedor do "México D.F.", que a Colonia Roma é um dos lugares mais legais da cidade. Mais ainda pela Plaza Rio de Janeiro.



VEJA QUE NOS jardins da Plaza Rio de Janeiro está uma das figuras mais características do México: os cactos.


Compreendida entre as avenidas Orizaba e Durango, a Plaza Rio de Janeiro tem a forma de um retângulo, muitos jardins, que contornam os limites da praça, e um chafariz, com a estátua de Davi no alto. Por ali caminham namorados, idosos, esportistas e famintos! Sim, nessa praça tem uma barraquinha onde se vende a famosa comida callejera (comida de rua), como tacos al pastor, entre outras especialidades mexicanas. A praça, linda por si só, é ainda embelezada pelos edifícios e casas que por ali estão. São construções muito diferentes das que vemos no Brasil, tudo muito rico em detalhes e de, com certeza, referência para a arquitetura mexicana. O exemplo disso é o Edifício Rio de Janeiro, quase na esquina com a Avenida Orizaba, no lado sul da praça.



ESSE É O EDIFICIO Rio de Janeiro, mais conhecido como La casa de las brujas, por sua forma arquitetônica. Foi um dos primeiros edifícios de apartamentos na Cidade do México.


----

Quem algum dia quiser visitar o México, por favor, não comprem com a TACA Aerolíneas. Neste momento estou no aeoporto Benito Juárez, esperando pelo meu vôo e, pelas minhas contas, chegarei no Rio com UM dia de atraso. Sim, um dia! Fica a dica.

3 comentários:

Xuxudrops disse...

A-do-rei esse post! Além de muita informação, imagens bonitas, cultura e dicas de viagem, tem sua escrita firme e volátil que é uma delícia de ler.

Cris Chagas disse...

To achando q o RJ de lá tá melhor qo de cá kkkkk

Olha,não tinha visto o post. Tava mesmo sentindo falta de algo sobre o México ;)

Cris Chagas disse...

Só agora vi seu comentário sobre a TACA. Ah, fala sério Pedro, ainda ganhou um passeio "de gratis" em Lima! kkkkk (foi Lima, to chutando kkkkk)

bjs