8.6.10

Jardim Oceânico – onde a Barra não é automotizada

Localizada em um bairro de acentuada heterogeneidade, a Avenida Monsenhor Ascâneo exibe um padrão onde o pedestre é mais valorizado, com calçadas largas e muitas árvores e jardins.



INÍCIO DA AVENIDA Monsenhor Ascâneo, na esquina com a Avenida Érico Veríssimo e a Praça Professor José Bernardino: local chama a atenção pela arborização intensa.


Antes de tudo, queria dizer que anda cada mais difícil de sair aí pelas ruas do Rio com a máquina na mão. Os compromissos principais têm me tomado grande parte do tempo, embora, principalmente, a sensação de insegurança me tem feito recuar a certos lugares, na maioria das vezes. Queria muito adentrar ruas de bairros desconhecidos, mas, infelizmente, aqui no Rio isso é meio impossível. Uma pena. Antes de sair de casa eu fico pensando em lugares legais que eu poderia ir sem me sentir totalmente ameaçado. Olhei o histórico do blog e vi: Barra da Tijuca. Só tinha ido uma vez lá, em setembro, para fotografar a Avenida Olegário Maciel. Resolvi retornar!


LOCALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA da Avenida Monsenhor Ascâneo, na Barra da Tijuca.
Grau de periculosidade sentida (de 0 a 5): 0.


Saltei do ônibus ali pelas imediações da Avenida Érico Veríssimo e dei de cara com a Avenida Monsenhor Ascâneo, que eu já conhecia dos meus tempos de adolescente na praia da Barra. Sou louco por esquinas e, entre as muitas belas esquinas dali, a da Monsenhor com a Érico foi a que mais me chamou a atenção. Muita sombra e jardins! Dobrei um pouco mais a esquina, no intuito de ter um panorama mais amplo e decidi: vou ficar por aqui.


DETALHE DAS CALÇADAS: jardins bem cuidados e sombra, muita sombra.


A PREDOMINÂNCIA DE edifícios de poucos andares oferece um ar mais acolhedor e familiar à avenida e indica, através da sua arquitetura, o perfil socioeconômico da região.


Característica deste trecho da Barra, o Jardim Oceânico (futura estação de metrô da Linha 4), são os prédios de 3 a 4 andares. Edifícios baixinhos e bem amplos, com varandões, que dificelmente você vê pela Zona Sul. A arquitetura é outra, afinal a Barra é jovem. O significado de luxo que esses edifícios nos transmite deixa-nos cegos em meio a alguns um tanto quanto cafonas, desses em que o arquiteto se utilizou da intenção de produzir algo moderno, embora o resultado tenha ficado mais para o lado do kitsch. Beleza discutível.



A PRAÇA SÃO Odorico, à esquerda, localizada em um recuo da Monsenhor Ascâneo, e, no detalhe, dá para se ter uma idéia da largura da calçada.



UM OUTRO ASPECTO que se pode tirar da Avenida Monsenhor Ascâneo é em relação aos perfil dos moradores: o gosto pela Copa do Mundo é representado pelas pinturas no chão e no meio-fio. As fotos acima mostram o cruzamento com a Rua General Sidônio Dias Correia.


Contudo, o que realmente é indiscutível na Monsenhor Ascâneo é em relação aos filhotes dos edifícios: todos eles dispõem de um próprio jardim com, repleto de árvores, plantas e flores das mais diferentes espécies. Todos eles ficam exatamente alinhados às fachadas dos seus respectivos. E, claro, cada edifício cuida do seu. O esmero no cuidado ao verde fica ainda mais bonito em conjunto com a limpeza impecável da via. Sem lixo. É, isso mesmo! Nenhuma pontinha de cigarro, nenhum folhetinho de “compro ouro”, nenhum papelzinho de bala. O único de diferente que havia no chão e que poderia se assemelhar a um forte candidato às lixeiras seriam as folhas de amendoeiras, esparsadas pelas largas calçadas da Monsenhor Ascâneo. Tem lixo melhor que esse?


O QUE EU MAIS gostei na Avenida Monsenhor Ascâneo foi dos jardins. Logo, mais detalhes de canteiros, plantas e flores!


O trânsito por ali é quase inexistente. Se os edifícios fossem substituídos por casas igualmente bonitas, estaríamos em um pleno subúrbio norte-americano. Aliás, a Barra é um Estados Unidos dentro do Rio, todo mundo sabe e todo mundo que é de fora critica, mas é só chegar lá e sentir aquele clima que você reconhece que existe, sim, uma invejinha, lá no fundo da alma. A qualidade de vida é muito alta por ali – isso se você trabalha/estuda na própria Barra, porque o trânsito, ah, o trânsito... Como eu estava falando, o que mais vi o tempo todo na Monsenhor Ascâneo foram ciclistas, muitos deles! Eram mais bicicletas do que carros. E muita gente também correndo, caminhando, enfim, atividades de ginástica, em geral.


A MONSENHOR Ascâneo nas imediações da Rua General Ivan Raposo.


O FIM DA AVENIDA chega no encontro com a Avenida Professor Coutinho Fróis e a Praça São Perpétuo, à frente. Ao lado, o restaura Vice-Rey, instalada em uma das únicas casas da Monsenhor Ascâneo.


Exclusivamente residencial, no final da Avenida Monsenhor Ascâneo é onde aparece o primeiro estabelecimento comercial da via, o restaurante Vice-Rey, instalado numa casa rosa bem simpática. Isso já ali, bem de frente para a Praça São Perpétuo (a Praça do Ó, à direita) e para o motel Papillon, famoso por ter sido o local da noitada do Ronaldo Fenômeno com travestis, em 2008. A Barra tem disso: rolam escândalos como esse e como o da explosão do carro do bicheiro Rogério de Andrade – situações, em geral, envolvendo os novos-ricos, marca associada ao bairro e, também, motivo principal de preconceito por parte da elite da Zona Sul. Mas, querendo ou não, a Barra tem lá o seu valor. E tá muito mais à frente, em muitas das coisas. Contudo, acho que isso é assunto para outro post...

4 comentários:

Samila Soares disse...

A Barra tem lugares lindos mesmo. O que não me agrada muito é a coisa de andar a pé, lá não dá! Tudo é longe, para tudo se precisa pegar o carro..se bem que a bicicleta é uma boa opção. Mas e o trânsito para chegar ao Centro, heim?
Tenho vários amigos que se mudaram para Barra e agora estão retornando. Sds.

Ivo Korytowski disse...

Gostei do seu comentário na minha postagem, bem pertinente.
Quanto à Barra: nos contrastes está a beleza do Rio - histórico & moderno, praia & montanha, favela & mansões, tudo meio que misturado. A Barra faz parte dessa geleia geral.
Você diz que sente insegurança em percorrer ruas desconhecidas. Eu sentia isso no começo, mas com o tempo deixei de sentir. Parece que a cidade ficou mais segura, pelo menos é o que dizem as estatísticas. Também me visto mal, ando descabelado e minha câmera é bem discreta.

Nighto disse...

Belas fotos, gosto muito do seu blog :)

Atualizei o mapa do OSM com as suas informações sobre a Barra: http://www.openstreetmap.org/?lat=-23.01155&lon=-43.31384&zoom=17

[]s

Anônimo disse...

taí um lugar da barra que eu moraria se não precisasse ir ao centro todo dia... bonitinho e com mais cara de bairro :)