27.12.09

Como cuidar das ruas em 2010

O ano de 2009 está acabando e, como de praxe, nesta época, muitas pessoas fazem listas de desejos e de objetivos a serem alcançados para o ano que vai entrar. Pois bem, nada mais justo que se crie também essa mesma lista fundamentada em outra idéia: a de nos melhorarmos como cidadãos. Os cariocas estão precisando, né não?
Vamos lá!


Imagem reproduzida através do link www.cepeca.org.br/.../tela32.htmlObjetivo nº 1 - Em 2010, eu, cidadão, que possuo um cachorrinho de estimação, não mais deixarei que ele defeque as ruas do meu bairro, muito menos que suje as calçadas dos meus vizinhos. Quando for passear com ele, levarei sempre um kit limpeza para recolher suas fezes. Nada mais justo; afinal, o animal é ele, e não eu.

Objetivo nº 2 - Em 2010, eu, cidadão fumante, não jogarei mais as pontas do meu cigarro pelo chão para depois pisar sobre elas e abandoná-las ali, enfeiando o aspecto e a estética das ruas do Rio. Será uma tarefa difícil de ser realizada, pois terei de recolher as pontas; entretanto, farei este esforço para o bem de todos - inclusive o meu, que pensarei duas vezes antes de tragar um cigarro.

Foto reproduzida através do link http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/foto/0,,20634937-FMM,00.jpgObjetivo nº 3 - Em 2010, eu, cidadão consumidor, não mais jogarei lixo pelas vias de trânsito e pelas areias das praias cariocas. Aquele papel de bala consumido será guardado no meu bolso até que seja encontrada uma lixeira. O mesmo vale para papéis de propaganda, palitos de sorvete, pacotes de biscoito, latinhas de cerveja, entre muitos outros exemplos do nível.

Objetivo nº 4 - Em 2010, eu, cidadão do sexo masculino, pensarei mais no próximo e no bem-estar das pessoas que também habitam a minha cidade ao urinar pelas ruas do Rio. No Carnaval, a tarefa de se disponibilizarem banheiros públicos será da prefeitura, porém, em caso de ausência destes, o bom senso partirá de mim.

Objetivo nº 5 - Em 2010, eu, cidadão apaixonado pela liberdade e pela não existência de regras, passarei a reconhecê-las como meios importantes de se manter a ordem e não mais depredarei o patrimônio público, onde incluem-se: placas indicativas de logradouro e de trânsito, bancos de cimento, lixeiras, relógios públicos, acessórios de monumentos (inclusive o óculos do Drummond), postes...

Objetivo nº 6 - Em 2010, eu, cidadão aficionado por futebol, contribuirei para que os jogos no Maracanã sejam mais amigáveis e menos violentos, permitindo, desta forma, que famílias voltem a frequentar este espaço, que é de todos.

Foto reproduzida disponível no link http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/11/213_1221-eurep-calcada1.jpgObjetivo nº 7 - Em 2010, eu, cidadão motorista, respeitarei mais as leis de trânsito, sendo mais solidário, paciente e responsável ao volante. Não mais estacionarei nas calçadas e darei passagem a um pedestre sempre que for possível, desde que ambos estejam em sua zona de respeito e de direitos. Se beber, não dirigirei, e orientarei aos outros motoristas para que ajam da mesma forma.

Objetivo nº 8 - Em 2010, eu, cidadão engajado, passarei a participar mais das associações de moradores da minha comunidade, reinvindicando os meus direitos, fiscalizando os delitos que interferem no bom funcionamento do espaço urbano e cobrando das autoridades os devidos reparos em caso de injustiça ou negligência.

Objetivo nº 9 - Em 2010, eu, cidadão consciente, valorizarei os espaços verdes da minha rua, do meu bairro e da minha cidade. Cuidarei para que os jardins não sofram a ação de vândalos, para que eles cresçam, floresçam e nos presenteie, desta forma, com sua beleza e cor. Cuidarei das árvores, pedindo sempre à Fundação Parques e Jardins que faça reparos nos galhos das árvores já nascidas e que se façam nascer novas nas ruas que não possuem essa riqueza natural.

Objetivo nº 10 - Eu, cidadão carioca, que se orgulha da sua cidade e que a respeita, prometo pôr em prática todos os objetivos acima enumerados. Prometo não me esquecer deles, assim como não me esquecerei de que a atitude vale mais do que a palavra. Se eu quero que as coisas melhorem, é preciso fazer por onde. A minha parte farei, e caberá a mim, também, influenciar e educar as pessoas que não têm acesso a estas informações.

Cariocas, paulistanos, mineiros, baianos, capixabas, brasileiros... tais metas servem para todos.

Foto do link oglobo.globo.com/rio/mat/2007/12/12/327560343.asp

Um feliz 2010,
de muito progresso e paz!

2 comentários:

Janete disse...

PEDRO,VC FOI MAIS UMA VEZ BRILHANTE.ADOREI!!!!!! QUEM DERA QUE ESTA CARTILHA DE CIDADANIA FOSSE PUBLICADA PARA A GRANDE MASSA.
SORRY,ÀS VEZES SOU UM POUCO UTÓPICA.
BEIJOS,BEIJOS,BEIJOS.

Cris disse...

Irretocável!